Com pouco mais de 72 mil crianças entre 5 e 11 anos vacinadas, essa porcentagem ainda está longe da expectativa da prefeitura em alcançar pelo menos 90% de imunização. Os dados são do Painel Rio Covid-19.
Com dez dias do início da vacinação das faixas etárias foi alcançado um público de pouco mais de 13 % do esperado. Até sábado (29), são esperadas crianças na faixa de nove e oito anos de idade.
O membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Ricardo Queiroz Gurgel, argumenta que a vacinação das crianças é tão necessária quanto a dos idosos.
A ansiedade é grande para imunizar as crianças em quase dois anos de pandemia. Para a comerciante Helena Clemente, avó da pequena Sofia, de 8 anos, essa espera carrega um misto de segurança e incerteza.
A vacinação infantil é feita com o imunizante Pfizer pediátrico, que é aplicado em 2 doses de 0,2ml e com intervalo de 8 semanas entre as doses. As crianças com deficiência ou comorbidades continuam podendo se vacinar em qualquer data, desde que tenham entre 5 e 11 anos. Entre os mais de trinta locais da cidade que oferecem a vacinação para os pequenos estão as Clínicas da Família, os Centros Municipais de Saúde, o Planetário da Gávea, na Zona Sul e o Shopping do Méier, na Zona Norte.