Estudo mostra que 1,2 milhão de pessoas morreram por superbactérias

Publicado em 27/01/2022 - 13:31 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um estudo publicado na revista The Lancet mostra que, no mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morreram diretamente por causa de superbactérias em 2019. O número é quase o mesmo das mortes causadas por doenças como aids e malária. Perde apenas para covid-19 e tuberculose. Outros 4,9 milhões de óbitos ainda estariam associados a organismos resistentes a medicamentos.

No Brasil, um relatório da Fiocruz, apontou que, entre janeiro e outubro de 2021, mais de 3 mil e setecentas amostras analisadas em laboratório eram de bactérias resistentes a antibióticos. Esse número é o triplo do que foi registrado em 2019, antes da pandemia.

A resistência aos medicamentos que algumas bactérias criam é um processo natural, mas o uso indiscriminado e inadequado de antibióticos piora o problema.

Durante a crise sanitária, o uso desses medicamentos aumentou fora e dentro dos hospitais. Nas unidades, cresceu a quantidade de pacientes que ficam muito tempo internados em CTIs e precisam combater as infecções, como explica o médico infectologista Adelino Freire Junior.

O infectologista diz que as superbactérias já são consideradas por organizações internacionais como um dos grandes problemas de saúde pública nesta década.

Um relatório de 2020 da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o mundo não tem conseguido produzir novos antibióticos capazes de vencer essas superbactérias. Dos 43 produtos avaliados, nenhum respondia adequadamente ao problema.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo