Fiocruz faz alerta sobre efeitos da Ômicron em hospitais e UTIs

Fortaleza, Recife, BH e Goiânia estão na zona de alerta crítico

Publicado em 13/01/2022 - 15:44 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz faz um alerta sobre os efeitos da variante Ômicron no funcionamento do Sistema de Saúde. Em nota técnica, o Observatório Covid-19, da Fiocruz, afirma que neste começo de ano houve uma mudança no patamar de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde destinados a adultos infectados pela doença.

De acordo com a nota, que utiliza dados históricos, um terço das unidades federativas e dez capitais encontram-se em zona de alerta intermediário ou crítico na ocupação de vagas de tratamento intensivo.

Entre as capitais, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e Goiânia estão na zona de alerta crítico. Já Porto Velho, Macapá, Maceió, Salvador e Vitória, além de Brasília, aparecem na lista de alerta intermediário.

O estudo alerta para um crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI, diante da ampla e rápida proliferação da variante Ômicron, no Brasil. No entanto, segundo os pesquisadores, ainda não é possível falar em "colapso no sistema de saúde",  como no auge da pandemia de Covid, em 2021”, conforme explica o pesquisador e coordenador do Observatório Covid 19, Carlos Machado. Ainda de acordo com o  pesquisador, no cenário atual, com alta transmissibilidade e infecções por Covid, é fundamental o fortalecimento de medidas de prevenção.

Ainda de acordo com a Fiocruz, é importante reorganizar a rede de serviços de saúde por conta dos desfalques de profissionais, afastados por contrair a doença; avançar na vacinação  e garantir a atuação eficiente da atenção primária em saúde, adotando inclusive o tele-atendimento.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo