O número de casos de covid-19 disparou nos últimos dias. O monitoramento do Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, indica que, no primeiro dia útil do ano, dia 3 de janeiro, a média móvel de novos casos por dia era de 8.400 e a de mortes causadas pela doença estava em 96. Agora, uma semana depois, as médias passaram para mais de 36 mil casos e 126 mortes.
O médico infectologista Marcelo Daher afirma que essa alta das notificações é causada pelas contaminações com a variante Ômicron do coronavírus. Para Marcelo Daher, a reabertura das fronteiras e os eventos de fim de ano podem ter acelerado a disseminação da covid-19.
O infectologista Marcelo Daher avalia que uma diferença desse momento em relação às outras ondas da pandemia é que as regras sanitárias já foram flexibilizadas a um ponto em que é muito difícil ter volta. E que é fundamental estar com a vacinação em dia.
De acordo com o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira o Brasil registrou 34.788 novos casos de covid-19 e 110 mortes por causa da doença. Com isso, aumenta para 620.091 o número de pessoas que perderam a luta contra a covid-19 e para 22,5 milhões os diagnósticos positivos desde fevereiro de 2020.
![Rovena Rosa/Agência Brasil Tutores com cães no Parcão, espaço exclusivo para cachorros, na Praça Ayrton Senna do Brasil.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)