Unidades Básicas de Saúde dependem de recursos para funcionar a noite

Publicado em 11/01/2022 - 08:00 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você sabia que algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que são os antigos postos ou centros de saúde, responsáveis pela atenção primária, funcionam com horário ampliado, até 22h?

Esse serviço, que passou a vigorar em 2019 depois de portaria do Ministério da Saúde, não vale para todos os postos e depende da decisão de cada município. Em Belo Horizonte, por exemplo, as 152 Unidades Básicas de Saúde funcionam 12 horas por dia, das 7 às 19 horas. E, desde o início deste ano, o horário foi estendido em algumas unidades, como explica a gerente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Fabiana Ribeiro.

Em Porto Alegre, que tem 132 unidades de saúde, oito UBS funcionam até às 22h. A capital gaúcha conta também com horário alternativo em outros postos, de acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer.

No Distrito Federal, dez das 147 UBSs da capital federal também funcionam até as 22h. Mas, algumas pessoas acham que o horário deveria ser estendido ainda mais. É o caso do professor de educação física Thiago de Almeida.

Carla Albert, responsável pela área técnica da saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), explica que o horário estendido de algumas UBSs depende de recursos a mais para funcionar, o que varia conforme a cidade e o estado e de apoio do governo federal.

A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde. Cada unidade conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As UBSs oferecem consulta médica, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão e também pré-natal. Também fazem o encaminhamento para especialistas, em cardiologia, ortopedista e outros.

O número de UBS que funcionam até às 22h varia conforme o município. Você pode saber quais ficam abertas até mais tarde em sua cidade por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Edição: Bianca Paiva / GT Passos

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo