Uso de agrotóxicos leva agricultores a terem mais problemas no rim

Publicado em 05/01/2022 - 19:13 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil registrou mais de 770 mil mortes por insuficiência renal num intervalo de 14 anos, segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia. A doença é caracterizada quando os rins param de exercer sua função de filtrar o sangue.

A relação entre o trabalho e as mortes também faz parte do estudo. Os profissionais da agropecuária foram os mais afetados por complicações renais. 

Entre 2006 e 2019 foi observado um aumento de 300% de casos na categoria, quase três vezes mais se comparado a outras profissões. Alguns fatores contribuíram para esse aumento, como explica Cleber Cremonese, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Segundo ele, a exposição ao uso de agrotóxicos e a altas temperaturas estão associadas a maiores problemas renais.

Os pesquisadores utilizaram dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, com os registros de óbitos por insuficiência renal como causa básica ou associada.

Aproximadamente 50% das mortes foram causadas pelo tipo crônico da insuficiência, levando a uma lesão lenta, progressiva e irreversível dos rins.

Cerca de 45% foram casos de insuficiência renal aguda, quando se perde a função renal rapidamente e de maneira súbita. E os outros 5% das mortes foram declarados como insuficiência renal não especificada nos registros apurados.

*com supervisão de Sheily Noleto. 

OBS: Matéria foi alterada às 16h31 do dia 06/01/2022 para correção de informação. 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo