Crianças nascidas com Zika possuem 11 vezes mais risco de morte

Publicado em 24/02/2022 - 19:02 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Crianças nascidas com síndrome congênita causada pelo Zika vírus têm 11 vezes mais risco de morrer durante os primeiros três anos de vida do que os demais.  É o que aponta um estudo inédito, realizado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, da Fiocruz Bahia. O levantamento faz parte da pesquisa "Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika e suas Consequências".

Dos quase 11 milhões e meio de nascidos vivos no Brasil, entre 2015 e 2018 três mil 308 foram diagnosticados com a síndrome. Doze por cento deles morreram no período do estudo.

Os resultados da pesquisa mostram ainda que, tanto na fase neonatal quanto após o primeiro ano de vida, crianças portadoras de Síndrome Congênita da Zika têm mais risco de morrer. Até os 28 dias de vida, essa possibilidade é sete vezes maior do que para as crianças sem Síndrome. O número aumenta ainda mais entre 1 e 3 anos de vida, faixa etária em que a possibilidade de uma criança com a Síndrome vir a óbito é 22 vezes maior.

A professora Enny Paixão, autora do estudo, avalia que os resultados são alarmantes, mas também esclarecedores. E que é preciso implementar condutas que ajudem a melhorar a sobrevivência dessas crianças.

Além de investigar as principais causas das mortes registradas entre crianças com a Síndrome Congênita da Zika, o trabalho também comparou essas causas nas mortes de crianças sem a Síndrome. E concluiu que a mortalidade por anomalias congênitas é muito maior.

Doenças infecciosas e parasitárias também estão entre as principais causas de morte neste grupo em comparação com crianças sem Síndrome. Depois de 1 ano de vida, óbitos por razões relacionadas ao sistema nervoso central passam a aumentar muito em comparação às crianças sem a Síndrome Congênita da Zika.

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo