A primeira vacina contra a covid-19 com produção 100% nacional foi aplicada nesta terça-feira. A Fiocruz entregou ao Ministério da Saúde o primeiro lote de imunizantes produzidos com o IFA nacional, que é o Ingrediente Farmacêutico Ativo, principal substância que compõe a vacina.
A produção 100% nacional foi possível graças aos acordos de transferência de tecnologia firmados com a Universidade de Oxford e com a AstraZeneca.
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, destacou a importância das instituições brasileiras de pesquisa e tecnologia para consolidar essa transferência.
Para a transferência de tecnologia, foram investidos pelo governo federal cerca de R$ 1,9 bilhão, segundo destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O acordo de transferência de tecnologia foi assinado em 1º de junho de 2021. Nesta terça-feira, foram disponibilizadas as primeiras 550 mil doses com IFA 100% nacional. Até o final de 2022, a Fiocruz deve entregar ao Ministério da Saúde mais 105 milhões de doses de vacina, sendo 45 milhões produzidas totalmente em território nacional.