Mulher toma "chá milagroso" e morre após rejeitar fígado transplantado

Publicado em 04/02/2022 - 18:57 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A enfermeira Edmara Silva Abreu, de 42 anos, morreu nesta quinta-feira (3) em São Paulo após seu corpo ter rejeitado o fígado transplantado. A mulher precisou realizar um transplante após ter sido diagnosticada com uma hepatite fulminante decorrente do consumo de um composto de "ervas para emagrecimento".

O produto, vendido em cápsulas, se dizia natural. O composto com 50 ervas que promete perda de peso causou uma lesão irreversível na paciente.

Edmara Silva trabalhava no Hospital e Maternidade Santa Joana e não tinha histórico de problemas de saúde. Após uma consulta ela foi internada com urgência e os médicos chegaram a suspeitar de dengue ou outras doenças que afetam o fígado.

Diante desse caso tão grave, a cirurgiã Liliana Ducatti, que acompanhou a paciente, decidiu fazer um alerta nas suas redes sociais sobre o assunto.

A médica explica que nenhuma medicação deve ser tomada sem acompanhamento médico e garante que não existe remédio milagroso para perda de peso. Dra. Liliana faz um alerta às pessoas que querem emagrecer. E destaca que profissionais de saúde são capacitados para dar orientação nesses casos.

A Anvisa pede que os consumidores fiquem atentos antes de ingerir qualquer produto, principalmente os que se autodenominam naturais.

Para saber se um produto tem registro, ou seja, se está regularizado na Anvisa, basta acessar a página de Consulta a Produtos Regularizados, disponível em no site: gov.br/anvisa

*Com produção de Beatriz Albuquerque.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo