Racismo e pobreza foram agravantes para aumento de casos de covid-19

Para Fiocruz, contaminação foi influenciada pela desigualdade social

Publicado em 22/02/2022 - 16:36 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, identificou que a contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em trabalhadores da saúde do Instituto, foi influenciada pela desigualdade social.

A pesquisa, que levantou os grupos mais expostos à doença, analisou testes sorológicos realizados em 1.154 trabalhadores da instituição, no período entre junho e julho de 2020. E traçou um paralelo entre as condições de vida e de trabalho desses profissionais.

O artigo relata que 30% dos trabalhadores do hospital tiveram anticorpos contra o vírus detectados em seus exames, percentual muito superior à taxa de contaminação da população em geral, que foi de 3% a 5% no período analisado.

A primeira autora do artigo, a aluna de doutorado e fisioterapeuta do Instituto, Roberta Fernandes Correia, destaca que variáveis raciais também contribuíram para esses resultados.

O estudo avaliou que a forma de deslocamento da residência para o trabalho influenciou nos percentuais de contaminação, já que o grupo que usou transporte coletivo teve resultados positivos com mais frequência do que aqueles que usaram carro, motocicleta ou táxi.

Diante desse cenário, Roberta Fernandes avalia que a solidariedade seja o antídoto para a desigualdade.

O estudo mostrou ainda que, no grupo avaliado, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Instituto Fernandes Figueira tiveram um percentual de positividade de 25% para Covid, enquanto nos cargos administrativos, recepcionistas, seguranças e agentes de limpeza essa proporção superou 40%.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Representantes da OEA serão observadores das eleições em outubro

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da OEA -  Organização dos Estados Americanos na função de observadora das eleições de outubro.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo