Racismo e pobreza foram agravantes para aumento de casos de covid-19

Para Fiocruz, contaminação foi influenciada pela desigualdade social

Publicado em 22/02/2022 - 16:36 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, identificou que a contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em trabalhadores da saúde do Instituto, foi influenciada pela desigualdade social.

A pesquisa, que levantou os grupos mais expostos à doença, analisou testes sorológicos realizados em 1.154 trabalhadores da instituição, no período entre junho e julho de 2020. E traçou um paralelo entre as condições de vida e de trabalho desses profissionais.

O artigo relata que 30% dos trabalhadores do hospital tiveram anticorpos contra o vírus detectados em seus exames, percentual muito superior à taxa de contaminação da população em geral, que foi de 3% a 5% no período analisado.

A primeira autora do artigo, a aluna de doutorado e fisioterapeuta do Instituto, Roberta Fernandes Correia, destaca que variáveis raciais também contribuíram para esses resultados.

O estudo avaliou que a forma de deslocamento da residência para o trabalho influenciou nos percentuais de contaminação, já que o grupo que usou transporte coletivo teve resultados positivos com mais frequência do que aqueles que usaram carro, motocicleta ou táxi.

Diante desse cenário, Roberta Fernandes avalia que a solidariedade seja o antídoto para a desigualdade.

O estudo mostrou ainda que, no grupo avaliado, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Instituto Fernandes Figueira tiveram um percentual de positividade de 25% para Covid, enquanto nos cargos administrativos, recepcionistas, seguranças e agentes de limpeza essa proporção superou 40%.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo