Infectologista alerta os riscos de não usar máscara em lugar fechado

Publicado em 18/03/2022 - 16:41 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em várias cidades e estados brasileiros já não é obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados. Os governantes justificam a decisão pelo avanço da vacinação e a queda dos casos de covid-19.

No Distrito Federal, a liberação vale desde o dia 10, quando havia uma média de 530 registros diários de covid-19. Uma semana depois, a média está em 300 casos.

Em Santa Catarina, o decreto que desobriga o uso de máscaras vale desde o último dia 12, quando a média estava em 2.750 casos diários. Quase uma semana depois, o número de registros está 10% menor.

Em alguns locais, a situação é diferente, caso de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde a liberação vale desde o último dia 9, quando foram registrados 750 casos de covid. Ali, nas últimas 24 horas, o número saltou para mais de 3 mil casos. Já na Bahia, mesmo com a queda de 500 casos diários em média, a liberação da máscara deve acontecer somente em abril.

No estado de São Paulo, a liberação do uso de máscaras em todos os ambientes, exceto no transporte público e ambientes hospitalares, foi anunciada nessa quinta-feira, pelo governador João Doria.

Para o infectologista José David Urbaez, apesar dos índices da pandemia estarem melhores, a permissão para andar sem máscaras em locais fechados é muito arriscada.

O especialista lembra ainda que a pandemia voltou a crescer em países da Europa e da Ásia e ressalta que a covid ainda mata cerca de 400 pessoas por dia no Brasil.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo