As infecções pela variante Ômicron foram responsáveis pela maior curva de casos da Covid no estado do Rio de Janeiro, desde o início da pandemia. No mesmo período, foi registrada a menor incidência de internações e de mortalidade em relação às outras variantes do coronavírus.
É o que conclui a Secretaria Estadual de Saúde sobre a evolução da pandemia, com base em estudo que avaliou o comportamento de cada uma das cinco ondas da doença que o Rio de Janeiro enfrentou. E apontou que o quadro atual retorna aos números mais baixos de casos e mortes.
O secretário Alexandre Chieppe aponta a ampliação da cobertura vacinal com um fator importante desse resultado. Na 1ª onda da Covid, ocorrida entre os meses de abril e maio de 2020, a predominância foi da cepa inicial, que chegou ao Brasil. A 2ª onda, nos meses de novembro de 2020 a janeiro de 2021, os testes apontavam em maioria a variante Zeta.
A onda que veio a seguir, a partir de fevereiro de 2021, foi provocada pela cepa Gama, que chegou ao estado após ser detectada primeiro em Manaus, de onde se espalhou para o restante do país. Ela foi a que registrou maior duração, ocorrendo até meados de junho, e também a maior incidência de síndrome respiratória aguda grave e de mortalidade.
Em agosto de 2021, o Rio de Janeiro viveu mais uma onda de Covid, com a chegada da variante Delta, descoberta alguns meses depois do início da campanha de vacinação e que se mostrou menos transmissível que as outras. A quinta e última onda da doença foi a da Ômicron.
Até o momento, o estado registrou mais de 71 mil mortes pela Covid desde março de 2020.
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 16/01/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de sanção do Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 de regulamentação da Reforma Tributária, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![PMRO/Divulgação Porto Velho (RO), 14/01/2025 - Ataque a ônibus durante conflito entre polícia militar e o PCC. Foto: PMRO/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Avião, aviação, Azul, Aeroporto Santos Dumont](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)