Ômicron causou a maior onda de contaminações de covid no estado do RJ

Publicado em 21/03/2022 - 17:51 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As infecções pela variante Ômicron foram responsáveis pela maior curva de casos da Covid no estado do Rio de Janeiro, desde o início da pandemia. No mesmo período, foi registrada a menor incidência de internações e de mortalidade em relação às outras variantes do coronavírus.

É o que conclui a Secretaria Estadual de Saúde sobre a evolução da pandemia, com base em estudo que avaliou o comportamento de cada uma das cinco ondas da doença que o Rio de Janeiro enfrentou. E apontou que o quadro atual retorna aos números mais baixos de casos e mortes.

O secretário Alexandre Chieppe aponta a ampliação da cobertura vacinal com um fator importante desse resultado. Na 1ª onda da Covid, ocorrida entre os meses de abril e maio de 2020, a predominância foi da cepa inicial, que chegou ao Brasil. A 2ª onda, nos meses de novembro de 2020 a janeiro de 2021, os testes apontavam em maioria a variante Zeta.

A onda que veio a seguir, a partir de fevereiro de 2021, foi provocada pela cepa Gama, que chegou ao estado após ser detectada primeiro em Manaus, de onde se espalhou para o restante do país. Ela foi a que registrou maior duração, ocorrendo até meados de junho, e também a maior incidência de síndrome respiratória aguda grave e de mortalidade.

Em agosto de 2021, o Rio de Janeiro viveu mais uma onda de Covid, com a chegada da variante Delta, descoberta alguns meses depois do início da campanha de vacinação e que se mostrou menos transmissível que as outras. A quinta e última onda da doença foi a da Ômicron.

Até o momento, o estado registrou mais de 71 mil mortes pela Covid desde março de 2020.

 

 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo