Pandemia levou a diminuição de exames para o glaucoma

Publicado em 09/03/2022 - 19:59 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia da covid-19 ainda continua afastando pacientes dos consultórios médicos, o que prejudica o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças como o glaucoma. Provocado pela elevação da pressão ocular, o glaucoma ataca o nervo do olho e, se não tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Para reduzir problemas causados pela doença, a Associação Mundial de Glaucoma divulgou um guia com orientações a serem seguidas durante a pandemia.

Membro do comitê para pacientes da Associação Mundial de Glaucoma, o médico oftalmologista Lisandro Sakata faz o alerta sobre a necessidade de consultas.

A doença é silenciosa e aparece com mais frequência em idosos. E quem tem casos na família, deve ficar atento: pessoas que têm parente de primeiro grau com glaucoma tem até oito vezes mais chances de ter a doença. Esse foi o caso de Joaquim Ferreira da Silva, de 73 anos, que descobriu o glaucoma durante uma visita de rotina ao médico.

Como o Joaquim relata, o tratamento é simples: basta usar colírios diariamente para controlar a pressão do olho e fazer consultas periódicas. O médico Lisandro Sakata explica como a doença, se não cuidada, afeta o olho.

Para o paciente com glaucoma que pegar a covid-19, o médico Lisandro Sakata explica que o tratamento deve ser realizado conforme recomendação médica, o que pode incluir corticóides. A recomendação, no entanto, é buscar avaliação do oftalmologista após o uso desse tipo de medicação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020, o número de exames realizados pelo SUS para diagnóstico de glaucoma teve queda de 27% na comparação com 2019. Já em 2021, o patamar voltou ao nível de antes da pandemia, com quase 6 milhões de exames para identificação da doença.

*Com informações da Agência Brasil e produção de Renato Lima

 

 


Raquel Mariano Rodrigues

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo