logo Radioagência Nacional
Saúde

Pesquisa "Vacina Maré" mostra eficácia da AstraZeneca contra a covid

Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
04/03/2022 - 18:55
Rio de Janeiro

A vacinação contra a covid-19 com o imunizante da AstraZeneca se mostrou eficaz para proteger a população contra a contaminação, hospitalização e morte pela doença, mesmo em comunidades vulneráveis e com alta transmissão do novo coronavírus.

É o que mostra a pesquisa Vacina Maré, realizada pela Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, no Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.

Em agosto e outubro do ano passado, foi realizada uma campanha com mutirões e mobilização de órgão públicos e não governamentais, além de associações de moradores para a vacinação do maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, com cerca de 140 mil moradores.

O trabalho verificou que três semanas após a aplicação da primeira dose, a proteção contra a covid-19 sintomática é de 31,6%, subindo para 65,1% duas semanas após a segunda dose.

Os painéis de monitoramento da prefeitura mostram que de 30 de outubro de 2021 até 18 de janeiro, data da última atualização do estudo, não houve óbito na Maré por covid-19.

O estudo mostrou que a maior variação ocorre no recorte por idade. A proteção em quem tem menos de 35 anos, após a segunda dose, é de 89,2%. Na faixa acima de 35 anos, a efetividade é de 55,6%.

Após a vacinação de 93,4% dos adultos, estratégia de testagem, comunicação e acompanhamento das pessoas infectadas, as mortes diminuíram muito.

A pesquisa Vacina Maré é feita pela Fiocruz, em parceria com a PUC-Rio, o Instituto de Saúde Global de Barcelona e a Prefeitura do Rio. E conta também com o apoio da Redes da Maré e do Projeto Conexão Saúde.

x