Virologista reforça a importância de manter os cuidados contra a covid

Publicado em 03/03/2022 - 17:45 Por Raissa Novaes - Repórter da Educadora FM - Salvador (BA)

Jaqueline é advogada e durante a pandemia descobriu um talento: se tornou produtora de conteúdo para redes sociais. E como passou a maior parte do tempo em casa se manteve longe do coronavírus.

O fato dela praticar atividade física, ficar em isolamento social e cuidar da alimentação, melhorou sua imunidade e a tornou invicta contra o coronavírus até hoje. A virologista Andréa Cunha fala da importância desse conjunto de na proteção contra o vírus.

Segundo ela, “ter uma vida saudável, com bons hábitos de vida, não fumar, não beber, tudo isso favorece uma boa resposta imune contra patógenos de uma forma geral”, explica.

Depois de dois anos de pandemia fica mais fácil conhecer quem já pegou a doença do que aqueles que nunca positivaram. Genética, sorte, cuidados com o isolamento, vacina? A virologista ressalta que já existe uma pesquisa que explica a resistência de algumas pessoas ao vírus.

“Algumas hipóteses estão sendo lançadas. Uma delas alguma mutação localizada no gene que codifica para o receptor principal de entrada do vírus na célula. Então se esse receptor for um pouco diferente nessas pessoas, será que isso também não resulta numa dificuldade de ligação do vírus à célula?”, pergunta a virologista?

No geral, Andrea Cunha lembra que a regra é clara: só por meio da prevenção é possível diminuir os riscos e proteger a saúde. “Essa não infecção vem de um conjunto de fatores: a prevenção, o uso das máscaras, ter também uma boa imunidade e bons hábitos de saúde.”, informa.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo