Virologista reforça a importância de manter os cuidados contra a covid

Publicado em 03/03/2022 - 17:45 Por Raissa Novaes - Repórter da Educadora FM - Salvador (BA)

Jaqueline é advogada e durante a pandemia descobriu um talento: se tornou produtora de conteúdo para redes sociais. E como passou a maior parte do tempo em casa se manteve longe do coronavírus.

O fato dela praticar atividade física, ficar em isolamento social e cuidar da alimentação, melhorou sua imunidade e a tornou invicta contra o coronavírus até hoje. A virologista Andréa Cunha fala da importância desse conjunto de na proteção contra o vírus.

Segundo ela, “ter uma vida saudável, com bons hábitos de vida, não fumar, não beber, tudo isso favorece uma boa resposta imune contra patógenos de uma forma geral”, explica.

Depois de dois anos de pandemia fica mais fácil conhecer quem já pegou a doença do que aqueles que nunca positivaram. Genética, sorte, cuidados com o isolamento, vacina? A virologista ressalta que já existe uma pesquisa que explica a resistência de algumas pessoas ao vírus.

“Algumas hipóteses estão sendo lançadas. Uma delas alguma mutação localizada no gene que codifica para o receptor principal de entrada do vírus na célula. Então se esse receptor for um pouco diferente nessas pessoas, será que isso também não resulta numa dificuldade de ligação do vírus à célula?”, pergunta a virologista?

No geral, Andrea Cunha lembra que a regra é clara: só por meio da prevenção é possível diminuir os riscos e proteger a saúde. “Essa não infecção vem de um conjunto de fatores: a prevenção, o uso das máscaras, ter também uma boa imunidade e bons hábitos de saúde.”, informa.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo