Abril é marcado como o mês da prevenção e combate à cegueira. Conhecido como Abril Marrom, este mês contará com campanhas da Sociedades Brasileiras de Retina e Vítreo e da Sociedade Brasileira de Diabetes, para a prevenção e educação sobre as doenças que podem ser diagnosticadas precocemente evitando a perda da visão.
Em 2010, o Brasil possuía mais de seis milhões de pessoas com deficiência visual, segundo o IBGE. O último relatório mundial sobre a visão feito pela Organização Mundial da Saúde, aponta que 80% das causas de deficiência visual poderiam ter sido evitadas.
Glaucomas, catarata, degeneração macular e a diabetes são as principais causas relacionadas à perda da visão. Mas somente o glaucoma provoca a perda irreversível da visão. E a doença, que causa um aumento da pressão no olho, pode atingir até mesmo as crianças.
A Presidente voluntária da Associação Retina Brasil, Ângela Sousa dá dicas para a identificação precoce das doenças nos mais jovens.
Dados de 2011 da Agência Internacional de prevenção à Cegueira, estimava que pelo menos 33 mil crianças tinham deficiência visual devido a doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.
*Com supervisão de Raquel Mariano.