Bebês arco-íris: mulheres buscam gestação após um aborto espontâneo

Publicado em 08/05/2022 - 06:23 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em uma sala de ultrassom a meia luz, Renata viu pela primeira vez o seu bebê. Era apenas um pontinho na tela, mas significava a realização de um sonho antigo. A servidora pública sempre quis ser mãe e aos 35 anos resolveu apostar numa produção independente. Fez uma fertilização in vitro e quando veio o tão sonhado positivo, foi uma festa. Mas, com quase dois meses de gestação, Renata sofreu um aborto espontâneo. A dor dessa perda, segundo ela, foi a pior que já sentiu na vida.

Foram meses de muita tristeza, mas, depois de um tempo, encorajada pelos médicos, Renata fez um novo processo de fertilização e dessa vez deu tudo certo. Ela conta que a gestação não foi fácil: muito medo de perder de novo, insegurança e até falta de conexão com o bebê que estava carregando. E todos esses sentimentos são muito normais em situações assim. Daliane Muniz é psicóloga especializada em atender mulheres que passaram por perdas gestacionais. Ela explica que o luto de um aborto precisa ser validado pelas pessoas e que essas mães podem experimentar emoções muito sofridas ao longo de uma nova gestação.

Mas, depois de todo esse processo de luto que a Renata viveu, chegou o Benjamin, o seu bebê arco-íris, que trouxe o sol para vida dessa mãe que passou por uma enorme tempestade. Ela conta, entre lágrimas, o que esse filho representa na sua vida.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, 20% das gestações são interrompidas por um aborto espontâneo até as 20 primeiras semanas. As principais causas são: idade avançada da mãe e doenças como diabetes e hipertensão. Mas, na maioria das vezes, não é possível apontar uma causa específica. A orientação dos médicos é que as mulheres que tenham perdido um bebê esperem 2 meses para tentar uma nova gestação.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo