Covid: sobe casos de subvariante da ômicron no país, diz Fiocruz

Publicado em 08/04/2022 - 15:45 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz aponta crescimento no país no número de casos de Covid-19 pela subvariante BA.2, da Ômicron. O Boletim da Rede Genômica Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (08), também mostra que a cepa Ômicron já substituiu completamente a Delta, aqui no Brasil, e que agora domina completamente o cenário epidemiológico da doença.

Em fevereiro, a BA.2 representava 1,1% dos casos de Covid. Em março, essa proporção subiu para quase 3,5% dos registros sequenciados.

A Fiocruz avalia que esse crescimento é uma tendência já verificada em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. 

Antes, a variante mais comum era a BA.1, que surpreendeu especialistas em todo o mundo por seu alto nível de transmissibilidade. Dados apresentados recentemente pela Organização Mundial da Saúde mostram que a nova subvariante representa quase 86% das notificações sequenciadas em todo o planeta.

A Rede Genômica Fiocruz, que reúne especialistas empenhados em acompanhar o comportamento do vírus e contribuir para um melhor enfrentamento da pandemia em termos de diagnóstico mais precisos, tem desenvolvido, em parceria com os serviços de vigilância regionais, estratégias para o rastreio de casos relacionados a potenciais escapes vacinais. A Rede atua, ainda, no monitoramento de outros vírus respiratórios, como o da gripe influenza. A produção de genomas vem contribuindo para a escolha de cepas vacinais para o Hemisfério Sul. 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo