Exercício e adaptações em casa: saiba como proteger idosos de quedas

Essa é a 3ª causa de mortalidade entre pessoas com mais de 65 anos

Publicado em 23/04/2022 - 07:49 Por Thaís Seixas - repórter da Rádio Educadora FM, para a Rádio Nacional - Salvador

As quedas são a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil, e 70% acontecem dentro de casa. E mesmo que não provoque a morte, a queda pode trazer consequências graves para os idosos, incluindo fraturas, internações, redução da independência e depressão.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 30% das pessoas nesta faixa etária caem ao menos uma vez por ano. Do total, cerca de 25% precisaram ser hospitalizadas.

A preocupação faz parte da nova rotina da jornalista Paula Pita, que passou a conviver com a avó Valdelice, de quase 90 anos. Ela afirma que uma situação de morte na família em função de queda aumentou ainda mais o alerta em relação à idosa.

“Desde que minha avó veio morar comigo, passei a ter uma preocupação em relação à disposição dos móveis aqui em casa, para que eles não sejam obstáculos que impeçam o deslocamento dela. Também fico atenta para que não tenha nenhum objeto espalhado pelo chão. Recentemente tive um tio que faleceu por conta das complicações de uma queda de escada. A partir disso, mais do que nunca eu passei a ficar ainda mais atenta em relação à segurança de minha avó”.

Diante de tantos obstáculos no cotidiano que podem provocar a queda de idosos, inclusive em casa, a atuação da família passa a ser fundamental na prevenção do problema, como indica a geriatra Fernanda Reis. A especialista explica que, além dos prejuízos físicos, esses acidentes domésticos também trazem outras consequências a médio e longo prazo.

“Inicialmente nós nos preocupamos com a repercussão que o evento possa ter trazido, com lesões graves como as fraturas e os traumatismos crânio-encefálicos. Mas as consequências não param por aí. Mesmo que aquele indivíduo que não sofreu lesão física, uma condição muito comum é a que nós conhecemos como síndrome de ansiedade pós-queda, ou medo de cair. Esta condição psíquica faz com que o idoso diminua suas atividades que antes realizava, sua socialização, aumentando assim o risco de depressão e sedentarismo. Temos então um ciclo vicioso, em que o aumento da inatividade acarreta em uma piora da perda muscular, que consequentemente aumenta ainda mais o risco de novas quedas”.

Fernanda Reis explica que o uso de diferentes medicamentos, que é comum nesta fase da vida, pode provocar quedas principalmente após a troca de dosagem. Além de revisar esse uso com auxílio de um médico, o idoso também pode ser motivado a praticar atividades físicas para fortalecer a musculatura.

“O sedentarismo é um grande fator de risco, e uma forma de prevenir seria o estímulo à realização da atividade física, principalmente os exercícios de força. Por exemplo, a musculação e o pilates, que acaba englobando flexibilidade e equilíbrio. Outro exercício é o tai chi chuan, que apesar de não ser muito difundido no nosso meio, é uma das atividades mais bem estudadas para prevenção de quedas. Nós devemos ter em mente, no entanto, que o mais importante é que se leve em consideração a preferência pessoal para que aquele idoso tenha uma boa adesão”.

Alguns cuidados podem reduzir o risco de quedas e acidentes, como manter uma boa iluminação em todos os cômodos da casa, evitar usar produtos que deixam o chão escorregadio, colocar protetor de borracha nos pés das cadeiras, revisar o uso de medicamentos que causam sonolência ou tontura, priorizar móveis com cantos arredondados e, em caso de necessidade, usar bengalas e outras proteções que facilitam o deslocamento.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo