Fiocruz Amazônia desenvolve vacina contra a malária

Publicado em 30/04/2022 - 08:14 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Está sendo desenvolvida no Brasil uma vacina contra a malária, doença que só no ano passado atingiu 145 mil pessoas no país, 99% delas nos estados da Amazônia. Os sintomas são febre alta, calafrios, tremores, suor e dor de cabeça.

A pesquisa do ILMD - Instituto Leônidas & Maria Deane, ligado à Fiocruz Amazônia, é feita em parceria com a Fundação de Medicina Tropical.

Como a malária é transmitida pela picada de um mosquito infectado por um protozoário, os testes em laboratório buscam neutralizar esse protozoário no organismo do inseto.

A coordenadora da pesquisa no Brasil, Stéfanie Lopes, comenta que a doença pode reaparecer mesmo sem uma nova picada do inseto transmissor, isto caso o tratamento não seja feito corretamente.

Outro motivo apontado para o desenvolvimento de uma vacina contra a malária é substituir os remédios que existem hoje para o tratamento. De acordo com a pesquisadora Stéfanie Lopes, esses medicamentos não podem ser prescritos para qualquer pessoa, e nem ser tomados durante muito tempo, porque provocam efeitos colaterais sérios.

A coordenadora da pesquisa no Brasil explica que já existe uma vacina para a malária sendo testada em países da África, mas ela combate outro tipo de protozoário. O projeto da vacina desenvolvida aqui no país tem apoio do Fundo Global de Tecnologia Inovadora em Saúde, do Japão. E ainda, a participação de quatro universidades japonesas e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo