Fiocruz Amazônia desenvolve vacina contra a malária

Publicado em 30/04/2022 - 08:14 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Está sendo desenvolvida no Brasil uma vacina contra a malária, doença que só no ano passado atingiu 145 mil pessoas no país, 99% delas nos estados da Amazônia. Os sintomas são febre alta, calafrios, tremores, suor e dor de cabeça.

A pesquisa do ILMD - Instituto Leônidas & Maria Deane, ligado à Fiocruz Amazônia, é feita em parceria com a Fundação de Medicina Tropical.

Como a malária é transmitida pela picada de um mosquito infectado por um protozoário, os testes em laboratório buscam neutralizar esse protozoário no organismo do inseto.

A coordenadora da pesquisa no Brasil, Stéfanie Lopes, comenta que a doença pode reaparecer mesmo sem uma nova picada do inseto transmissor, isto caso o tratamento não seja feito corretamente.

Outro motivo apontado para o desenvolvimento de uma vacina contra a malária é substituir os remédios que existem hoje para o tratamento. De acordo com a pesquisadora Stéfanie Lopes, esses medicamentos não podem ser prescritos para qualquer pessoa, e nem ser tomados durante muito tempo, porque provocam efeitos colaterais sérios.

A coordenadora da pesquisa no Brasil explica que já existe uma vacina para a malária sendo testada em países da África, mas ela combate outro tipo de protozoário. O projeto da vacina desenvolvida aqui no país tem apoio do Fundo Global de Tecnologia Inovadora em Saúde, do Japão. E ainda, a participação de quatro universidades japonesas e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Brasil confirma 106 casos de monkeypox, chamada de varíola dos macacos

 A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Baixar arquivo
Educação

Divulgada a lista de selecionados pelo Sisu para o segundo semestre

A divulgação foi informada pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta quarta-feira (6). O resultado pode ser acessado na página do Sisu.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova proposta que pode zerar o IPVA de motos 170 cilindradas

Pela proposta, a redução a zero do IPVA não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal. O texto segue para promulgação.

Baixar arquivo
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo