O município do Rio de Janeiro antecipou o calendário de vacinação contra a gripe e, a partir desta segunda-feira (11) podem se vacinar idosos a partir de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde de qualquer idade.
De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Rodrigo Prado, o adiantamento em duas semanas foi possível graças a um aumento no repasse de doses, que são produzidas pelo Instituto Butantan.
Esta nova etapa da campanha de vacinação vai até 30 de abril. A população-alvo deve procurar postos de saúde e clínicas da família, de segunda a sexta-feira, entre 8 da manhã e cinco horas da tarde para receber a imunização contra o vírus Influenza.
É preciso apresentar documento que comprove fazer parte de grupos prioritários relacionados pelo Ministério da Saúde, como laudo médico para confirmação da comorbidade e documento funcional para os grupos profissionais atendidos.
A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril, com o atendimento para idosos de 80 anos ou mais. A meta da secretaria de Saúde do Rio é alcançar 90% de cobertura dos grupos prioritários, que somam cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas na cidade.
As populações definidas como grupos prioritários são idosos, crianças de seis meses a 4 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias pós-parto e trabalhadores da educação.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente, e mesmo pessoas que tomaram o imunizante no ano passado devem voltar aos postos para receber a nova dose. Neste ano, a vacina tem como alvo a prevenção às cepas do vírus Influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul, incluindo o H3N2 Darwin, que causou o surto de gripe na cidade no ano passado.