Idosos acima de 60 anos já podem se vacinar contra gripe no Rio

Publicado em 11/04/2022 - 11:52 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro antecipou o calendário de vacinação contra a gripe e, a partir desta segunda-feira (11) podem se vacinar idosos a partir de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde de qualquer idade.

De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Rodrigo Prado, o adiantamento em duas semanas foi possível graças a um aumento no repasse de doses, que são produzidas pelo Instituto Butantan.

Esta nova etapa da campanha de vacinação vai até 30 de abril. A população-alvo deve procurar postos de saúde e clínicas da família, de segunda a sexta-feira, entre 8 da manhã e cinco horas da tarde para receber a imunização contra o vírus Influenza.

É preciso apresentar documento que comprove fazer parte de grupos prioritários relacionados pelo Ministério da Saúde, como laudo médico para confirmação da comorbidade e documento funcional para os grupos profissionais atendidos. 

A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril, com o atendimento para idosos de 80 anos ou mais. A meta da secretaria de Saúde do Rio é alcançar 90% de cobertura dos grupos prioritários, que somam cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas na cidade.

As populações definidas como grupos prioritários são idosos, crianças de seis meses a 4 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias pós-parto e trabalhadores da educação.

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente, e mesmo pessoas que tomaram o imunizante no ano passado devem voltar aos postos para receber a nova dose. Neste ano, a vacina tem como alvo a prevenção às cepas do vírus Influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul, incluindo o H3N2 Darwin, que causou o surto de gripe na cidade no ano passado.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo