Número de casos de covid-19 no mundo diminui pela segunda semana

Publicado em 06/04/2022 - 10:28 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de casos de covid no mundo diminuiu pela segunda semana consecutiva. É o que aponta a última atualização epidemiológica da OMS, a Organização Mundial da Saúde. Entre 28 de março a 3 de abril, houve redução de 16% no total de casos. As mortes também caíram de maneira acentuada: 43% em relação à semana anterior.

Nesse mesmo período, foram mais de 9 milhões de casos e 26 mil novas mortes, mas, segundo a OMS, todas as regiões mostraram tendência decrescente nesses dois fatores.

Quando se analisa a situação nas Américas, o relatório mostra que por aqui o percentual de queda foi de 15%. Os Estados Unidos lideram o número de novos casos. O Brasil fica em segundo lugar, com 172 mil casos. Mas esse número é 25% menor do que na semana anterior. O número de mortes também caiu 19%.

Os dados, entretanto, devem ser interpretados com cautela, segundo a OMS. Isso porque vários países mudaram a estratégia de testagem, o que pode ter prejudicado a contagem. Além disso, a redução, ainda segundo o relatório, é considerada “artificial” porque na semana anterior houve um pico de mortes nos Estados Unidos e Chile, por exemplo, por conta de mudanças técnicas na contagem dos casos. O número abrangeu também casos correspondentes a meses anteriores.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo