Quase 80% da população da cidade de SP tem anticorpos contra a covid

Publicado em 17/05/2022 - 19:28 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Praticamente toda a população adulta da cidade de São Paulo tem anticorpos contra a covid-19. 79% das pessoas que moram em São Paulo tem anticorpos contra a nucleoproteína do SARS-COV2. Esse é um tipo de anticorpo que só se desenvolve nas pessoas que contraíram o vírus. Ou seja, praticamente 8 a cada 10 pessoas foram infectadas pelo coronavírus.

O número ajuda a revelar o tamanho real das infecções. Desde o começo da pandemia, em março de 2020, a capital paulista teve mais de 1,9 milhão de casos de covid-19 confirmados, ou seja, cerca de 20% ou quatro vezes menos que revelou a oitava rodada do Inquérito SoroEpi, que vem monitorando a soroprevalência do coronavírus na cidade há dois anos e meio.

O estudo também mostrou que a proporção de pessoas com anticorpos é ainda maior.

96% tem anticorpos neutralizantes contra a variante original do coronavírus. Proteção que foi adquirida tanto pelas vacinas quanto pela infecção pelo vírus.

83% tem anticorpos contra a ômicron e 99% das pessoas tem pelo menos um dos três tipos de anticorpos. Ou seja, praticamente toda a população da cidade de São Paulo tem algum nível de imunidade contra a covid 19.

Para o biólogo e um dos coordenadores do estudo, Fernando Reinbach, isso significa que a pandemia está fechando um ciclo e que o desafio para o futuro é manter os níveis de vacinação.

Mas para ele a vigilância continua. Porque apesar do número de óbitos e casos graves continue caindo, o número de casos pode continuar crescendo e continuar registrando picos de infeção.

Segundo o levantamento, 1,8% da população paulista ainda não tomou nenhuma dose de vacina.

Com isso também chega ao fim o inquérito Soro Epi. O objetivo do projeto era justamente acompanhar como se daria a infecção pelo coronavírus entre as pessoas com mais de 18 anos na capital paulista. O estudo analisa amostras de sangue de voluntários escolhidos por amostras estatísticas. Nessa última rodada foram analisadas as amostras de sangue de 936 voluntários. A última coleta é do dia 9 de abril.

O inquérito SoroEpi foi financiado pelo instituto Semeia, Grupo Fleury, IPEC e Todos Pela Saúde.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo