Quase 80% da população da cidade de SP tem anticorpos contra a covid

Publicado em 17/05/2022 - 19:28 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Praticamente toda a população adulta da cidade de São Paulo tem anticorpos contra a covid-19. 79% das pessoas que moram em São Paulo tem anticorpos contra a nucleoproteína do SARS-COV2. Esse é um tipo de anticorpo que só se desenvolve nas pessoas que contraíram o vírus. Ou seja, praticamente 8 a cada 10 pessoas foram infectadas pelo coronavírus.

O número ajuda a revelar o tamanho real das infecções. Desde o começo da pandemia, em março de 2020, a capital paulista teve mais de 1,9 milhão de casos de covid-19 confirmados, ou seja, cerca de 20% ou quatro vezes menos que revelou a oitava rodada do Inquérito SoroEpi, que vem monitorando a soroprevalência do coronavírus na cidade há dois anos e meio.

O estudo também mostrou que a proporção de pessoas com anticorpos é ainda maior.

96% tem anticorpos neutralizantes contra a variante original do coronavírus. Proteção que foi adquirida tanto pelas vacinas quanto pela infecção pelo vírus.

83% tem anticorpos contra a ômicron e 99% das pessoas tem pelo menos um dos três tipos de anticorpos. Ou seja, praticamente toda a população da cidade de São Paulo tem algum nível de imunidade contra a covid 19.

Para o biólogo e um dos coordenadores do estudo, Fernando Reinbach, isso significa que a pandemia está fechando um ciclo e que o desafio para o futuro é manter os níveis de vacinação.

Mas para ele a vigilância continua. Porque apesar do número de óbitos e casos graves continue caindo, o número de casos pode continuar crescendo e continuar registrando picos de infeção.

Segundo o levantamento, 1,8% da população paulista ainda não tomou nenhuma dose de vacina.

Com isso também chega ao fim o inquérito Soro Epi. O objetivo do projeto era justamente acompanhar como se daria a infecção pelo coronavírus entre as pessoas com mais de 18 anos na capital paulista. O estudo analisa amostras de sangue de voluntários escolhidos por amostras estatísticas. Nessa última rodada foram analisadas as amostras de sangue de 936 voluntários. A última coleta é do dia 9 de abril.

O inquérito SoroEpi foi financiado pelo instituto Semeia, Grupo Fleury, IPEC e Todos Pela Saúde.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: conheça os filmes brasileiros que estreiam nos cinemas

Chegam às telas os filmes brasileiros A Colmeia, de Gilson Vargas; As verdades, de José Eduardo Belmonte; Carro Rei, de Renata Pinheiro; e Seguindo todos os protocolos, de Fábio Leal.

Baixar arquivo
Geral

Brasil e Austrália fazem acordo para vistos de trabalho e férias

Entrou em vigor nesta sexta-feira (01) um acordo que vai permitir que, a cada ano, 500 jovens brasileiros entre 18 e 30 anos permaneçam na Austrália por até 12 meses, para trabalhar ou estudar.

Baixar arquivo
Geral

Programa federal dará selo de boas práticas agrícolas no país

Entre as Boas Práticas Agrícolas está o cuidado com o uso de agrotóxicos, para que o alimento não contenha resíduos acima do permitido pela Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisa avalia uso de mandioca e fungo amazônico para tratar câncer

O projeto para tratar câncer de pele recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, e é realizado de forma colaborativa com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco e Sport se enfrentam no domingo em jogo de "seis pontos"

Com 21 pontos, o Sport está na quinta posição na classificação, nove a menos que o Vasco. Aumentar a vantagem para o Leão significa mais chance de subir para a Série A.

Baixar arquivo
Geral

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Etiqueta indica diferença de consumo de até 30% entre produtos.

Baixar arquivo