Academia de Ciências, no Rio, discute lições da pandemia
Publicado em 05/05/2022 - 21:36 Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
A Academia Brasileira de Ciências realizou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro um evento para discutir as lições trazidas pela pandemia e como lidar com a doença neste momento.
Em sua palestra, a diretora técnica da OMS para a Covid-19, a epidemiologista Maria Van Kerkhove, apontou os principais fatores que interferem nos países quando o assunto é o fim da emergência sanitária.
Segundo Organização Mundial da Saúde, o futuro da pandemia terá o vírus em circulação. Em relação ao percentual de vacinados, a meta da OMS é que o índice atinja a marca de 70 % da população e 100% dos profissionais de saúde de todo o mundo, para que haja um patamar relativamente seguro em relação à pandemia.
Um outro tema abordado foi em relação as ações para reduzir as mortes por Covid, que são resumidas em quatro passos: Confirmar o diagnóstico, avaliar sintomas, responder com tratamentos adequados e avaliar as respostas aos tratamentos.
Outro número divulgado no encontro mostra que, mesmo com a distribuição de mais de onze bilhões da vacina contra o coronavírus em todo o mundo, cerca de 36% da população mundial ainda não recebeu a primeira dose. A maioria desses países é da África.
Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)