Academia de Ciências, no Rio, discute lições da pandemia

Publicado em 05/05/2022 - 21:36 Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Academia Brasileira de Ciências realizou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro um evento para discutir as lições trazidas pela pandemia e como lidar com a doença neste momento. 

Em sua palestra, a diretora técnica da OMS para a Covid-19, a epidemiologista Maria Van Kerkhove, apontou os principais fatores que interferem nos países quando o assunto é o fim da emergência sanitária.

Segundo Organização Mundial da Saúde, o futuro da pandemia terá o vírus em circulação. Em relação ao percentual de vacinados, a meta da OMS é que o índice atinja a marca de 70 % da população e 100% dos profissionais de saúde de todo o mundo, para que haja um patamar relativamente seguro em relação à pandemia.

Um outro tema abordado foi em relação as ações para reduzir as mortes por Covid, que são resumidas em quatro passos: Confirmar o diagnóstico, avaliar sintomas, responder com tratamentos adequados e avaliar as respostas aos tratamentos.

Outro número divulgado no encontro mostra que, mesmo com a distribuição de mais de onze bilhões da vacina contra o coronavírus em todo o mundo, cerca de 36% da população mundial ainda não recebeu a primeira dose. A maioria desses países é da África.

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo