Cai a procura por dose de reforço da vacina contra a covid-19

Publicado em 25/05/2022 - 19:15 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Com a queda na taxa de transmissão da covid-19 no Brasil e também flexibilização das medidas sanitárias, a procura pela vacinação contra a doença caiu no país.

Apesar de cerca de 158,5 milhões de pessoas terem tomado as duas doses da vacina, apenas 84 milhões voltaram para tomar o reforço.

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a procura é menor nos grupos entre 18 e 30 anos de idade. Por outro lado, os idosos acima de 60 anos são os que mais procuram completar o ciclo vacinal.

O infectologista Marcelo Daher explica que a baixa procura pelas doses de reforço não é um caso exclusivo da vacina contra a covid-19.

“Chegar até os jovens é mais difícil. Uma coisa que a gente observa muito e que sempre foi uma preocupação, é que quanto maior o número de doses, menor vai ser a sequência de realização dessas doses. Quando a gente compara HPV, o número vai caindo com a segunda e com a terceira dose. Isso acontece com todas as vacinas, então a de covid não seria diferente, o jovem tende a fazer uma procura inicial, mas depois o retorno para a vacinação é menor.”

O médico reforça a importância de se completar o ciclo de vacinação contra covid-19 para evitar a forma grave da doença.

“A gente observa também claramente uma menor gravidade dos casos, naqueles casos onde a vacinação foi feita com terceira e quarta dose. Nós temos vacinas sobrando sim, nós temos vacinas que podem ser utilizadas e são subutilizadas. Essa vacina consegue proteger porque ela consegue elevar o nível de anticorpos e trazer proteção para quem recebe, então é importante que isso seja feito.”

Atualmente, existem quatro vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para serem aplicadas no Brasil. Pfizer, Coronavac, Janssen e Astrazeneca. No caso da Coronavac, a orientação da Anvisa é que seja aplicado um imunizante de laboratório diferente na dose de reforço.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo