Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Publicado em 25/05/2022 - 19:48 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

O levantamento do governo federal leva em consideração as informações reunidas pelas secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal, de janeiro a 14 de maio deste ano.

Se comparado com o mesmo período de 2021, o centro-oeste registrou aumento de 165% no número de casos registrados.

Brasília é a cidade com mais casos prováveis de dengue, acima de 41 mil, o que representa 1.339 casos para cada 100 mil habitantes. Um aumento de 528% se comparado a 2021.

O coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do DF, Fernando Erick, reforça que a febre é um dos sintomas mais comuns da dengue.

O combate a dengue, quando não hemorrágica, é feito de forma paliativa, ou seja, atuando em cima dos sintomas, como destaca Fernando Erick.

Eliminar a água parada é fundamental para que o mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya não se reproduza. Para isso, é preciso retirar a água parada de recipientes colocar areia nos pratinhos de plantas, tampar bem a caixa d'água e limpar as calhas que acumulam resíduos.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo