Conselho de Medicina elabora novo regulamento para teleconsultas

Publicado em 07/05/2022 - 12:45 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Durante a pandemia, que exigiu o distanciamento social, uma das saídas encontradas para quem precisava ir ao médico era fazer atendimento online. Esse foi o caso de Josilene Pereira.

"Eu tive uma experiência com a consulta online e atendeu com certeza todas as minhas expectativas como paciente. Fui ouvida, foi prescrito a medicação, também tive direito ao retorno e não encontrei dificuldade nenhuma em ser atendida dessa forma".

A procura foi tanta que após muita discussão, a telemedicina foi regulamentada no Brasil, como explica a médica e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Rosylane Rocha

"Houve uma evolução grande em decorrência da pandemia porque limitou muito o ir e vir das pessoas, então os pacientes acabaram juntamente com o médico, decidindo por um atendimento virtual. Dentro dos recursos que estavam disponíveis, o que agora a resolução traz é um regramento para que isso aconteça de uma forma segura."

A nova regra possibilita que o médico faça consultas, diagnósticos e até mesmo cirurgia, que é feita por um robô manipulado por um médico que está em outro local.

Na avaliação da médica Rosylane, a consulta via telemedicina pelo Sistema Único de Saúde deve ampliar os atendimentos.

"Lembrando que 65% da população do país é atendida pelo SUS. Levar a telemedicina para o SUS, onde houver efetivamente estrutura logística para receber essa tecnologia, vai ser muito importante para toda a população."

Já para as consultas particulares, os preços cobrados pelo atendimento virtual e pelo atendimento presencial devem ser os mesmos.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Flamengo e Corinthians fazem jogo de volta pela Libertadores

Nesta terça-feira (9) a Rádio Nacional transmite o jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores da América entre Flamengo e Corinthians, direto do Maracanã, a partir das 21h30.

Baixar arquivo
Geral

RJ: PRF apreende carga de cocaína na Rodovia Presidente Dutra

Dois homens estavam em um veículo de passeio e foram detidos. A droga seria entregue no Complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio.

Baixar arquivo
Geral

Pagamento de três benefícios sociais começa nesta terça-feira

Hoje é dia de pagamento de três benefícios de programas sociais do governo federal: Auxílio Brasil, auxílio gás e auxílio caminhoneiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (9)

Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, apresenta tempo encoberto, com chuvisco. A temperatura varia de 19 a 22º C e a umidade relativa do ar fica entre 60 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Florianópolis, em Santa Catarina, apresenta tempo encoberto com chuvisco. Os termômetros registram mínima de 17 e máxima de 20º C. A umidade do ar varia de 80 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Vitória, no Espírito Santo, tempo nublado nesta terça-feira (9) e temperatura variando de 18 a 28º C. A umidade do ar vai de 50 a 90%.

Baixar arquivo