Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

Publicado em 18/05/2022 - 15:21 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 19/05/2022 - 13:40

O consumo abusivo de álcool entre brasileiros de 18 a 24 anos caiu de quase 26%, em 2019, para 19%, no ano passado, o menor patamar desde 2015. O dado é do Cisa, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Segundo a psiquiatra Olivia Pozzolo, pesquisadora do Cisa, no cenário internacional a queda ocorre desde os anos 2000, mas essa é a primeira vez que o Brasil acompanha a tendência. O isolamento social é uma possível explicação para essa queda.

O consumo abusivo acontece com a ingestão de cinco ou mais doses de álcool para homens ou quatro ou mais doses para mulheres, em um intervalo de duas horas. Uma dose equivale a uma lata de 350 ml de cerveja ou uma taça de vinho.

Olivia Pozzolo diz que o prejuízo gerado pelo álcool é maior nos jovens.

A redução no consumo abusivo de álcool foi observada tanto entre os homens quanto entre as mulheres.

*Título da matéria ajustado no dia 19/5 para adequação ao conteúdo.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo