Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

Publicado em 18/05/2022 - 15:21 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 19/05/2022 - 13:40

O consumo abusivo de álcool entre brasileiros de 18 a 24 anos caiu de quase 26%, em 2019, para 19%, no ano passado, o menor patamar desde 2015. O dado é do Cisa, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Segundo a psiquiatra Olivia Pozzolo, pesquisadora do Cisa, no cenário internacional a queda ocorre desde os anos 2000, mas essa é a primeira vez que o Brasil acompanha a tendência. O isolamento social é uma possível explicação para essa queda.

O consumo abusivo acontece com a ingestão de cinco ou mais doses de álcool para homens ou quatro ou mais doses para mulheres, em um intervalo de duas horas. Uma dose equivale a uma lata de 350 ml de cerveja ou uma taça de vinho.

Olivia Pozzolo diz que o prejuízo gerado pelo álcool é maior nos jovens.

A redução no consumo abusivo de álcool foi observada tanto entre os homens quanto entre as mulheres.

*Título da matéria ajustado no dia 19/5 para adequação ao conteúdo.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo
Segurança

Goiás: PF cumpre mandado de busca e apreensão na operação Pix Premiado

O delegado de repressão a crimes cibernéticos, Dário Freitas explica que o investigado prometia realizar um pix premiado, mediante pagamento antecipado das vítimas.

Baixar arquivo