logo Radioagência Nacional
Saúde

Plano Nacional pretende erradicar a malária no Brasil até 2035

Baixar
Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional
11/05/2022 - 14:40
São Paulo

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (11) o Plano Nacional de Eliminação da Malária, com o objetivo de zerar os casos da doença até 2035.

Em 2020, o ministério da saúde registrou mais de 145 mil casos de malária em todo o país. Quarenta e duas pessoas morreram. Cerca de 85% dos casos foram registrados em 37 municípios.

Dentro do plano também foram estabelecidos alguns marcos intermediários: reduzir os casos para menos de 68 mil até 2025; e para 14 mil em 2030. No mesmo ano em que se espera zerar número de óbitos por causa da doença.

Para isso, foram investidos em 2020 mais de 21 milhões de reais especificamente no combate a essa doença e o Ministério estima um aporte adicional de 5 milhões a cada ano.

O Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, ressaltou a importância do controle vetorial no combate à malária e explicou as estratégias.

A malária é causada pelo protozoário plasmodium, sua transmissão se dá de forma indireta, por meio da picada do mosquito Anopheles, também conhecido como Mosquito Prego. Os principais sintomas da doença são febre alta, calafrios e tremores, mas em casos graves pode causar convulsões e hemorragias, levando a pessoa a óbito. 

 A doença tem tratamento, por isso o ministro da saúde, Marcelo Queiroga falou sobre a importância de o Ministério investir para erradicar doenças que são historicamente negligenciadas.

A maior incidência dos casos registrados de Malária em 2020 ocorreu na área rural, 39%. Seguido pelas áreas indígenas, 31% dos casos; e nas áreas de garimpo, com 14% dos casos.

 

x