Aumenta o número de casos de depressão no país

Publicado em 17/06/2022 - 16:14 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Tristeza, desânimo, falta de perspectiva, descrença no futuro. Quem nunca se sentiu assim em um determinado momento da vida? No entanto, nem sempre esses sentimentos são passageiros. Em alguns casos, podem gerar prejuízos na vida de uma pessoa. Especialistas explicam que pode não ser apenas um desconforto ocasional, e sim sintomas de depressão, um transtorno mental que pode ter intensidade leve, moderada ou grave. 

A pesquisadora e professora da Universidade Federal Fluminense, Cristine Mattar, afirma que atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. No Brasil, são mais de 11 milhões de casos. Ela acrescenta que várias circunstâncias e condições de vida no mundo atual, sobretudo, econômicas, sociais e culturais, vêm sendo relacionadas à depressão.

Cristiane Mattar ressalta que transtornos psicológicos como a depressão é uma questão que precisa de atenção. Com base em dados da Pesquisa Vigitel 2021, o maior e mais tradicional inquérito de saúde do Brasil, a pesquisadora informa que, em média, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico positivo entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022. Avalia ainda que os altos índices de depressão na pandemia estão relacionados, entre outros fatores, ao luto.

E diante da crescente demanda de saúde mental relacionada à depressão e ansiedade entre as crianças e jovens na pandemia, o Ministério da Saúde lançou esta semana, iniciativas para ampliar as ações de saúde mental dos brasileiros pelo SUS - Sistema Único de Saúde. Entre elas, estão a Linha Vida, que vai atender pelo número 196, 24 horas, todos os dias. O projeto-piloto começará pelo Distrito Federal.

Já o Projeto Teleconsulta, que atenderá pelo número 196, vai apoiar as pessoas que estão lidando com os impactos na saúde mental, causados pela pandemia da covid-19. O objetivo é ampliar a assistência de pessoas com transtorno mental leve, por meio da telemedicina. Serão disponibilizados, mensalmente, de forma online, 12 mil teleconsultas de psicólogos e 6 mil de psiquiatras. Os serviços serão agendados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo