Chikungunya: casos até maio aumentam 91% em relação ao ano passado

Maior parte dos casos está concentrada nos estados do Nordeste

Publicado em 07/06/2022 - 12:24 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste ano, o número de novos casos de chikungunya e zika vírus tem aumentado em todo o país, mas os estados que mais registraram aumento são os do Nordeste. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Até a última semana de maio, o país registrou 98 mil casos de chikungunya; cerca de 46 casos por cem mil habitantes. um aumento de mais de 91% na comparação com o ano passado. 80 mil deles, só o Nordeste, 140 casos por cem mil habitantes. A situação mais preocupante são os estados do Ceará, que chega a 295 casos por cem mil habitantes; e a Paraíba, 242.

A Secretaria de Saúde da Paraíba ativou na semana passada uma sala de situação para arboviroses, que são as doenças causadas por mosquitos.  estão sendo executados exames rápidos em casos de suspeita e foi aberto um plantão de dúvidas para população.

Ainda de acordo com último boletim epidemiológico, até a penúltima semana de maio, dos 4.800 casos de zika virus no Brasil, o Nordeste acumula 3 mil e 500 casos. São seis registros por cem mil habitantes. Só no Rio Grande do Norte, esse índice sobe para 35.

Para enfrentar as arboviroses, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte está realizando oficinas para agentes de combate às endemias e comunitários. E dá suporte aos municípios para notificação de casos e realização dos exames laboratoriais.

O Ministério da Saúde monitora os estados com elevação no número de casos e realiza reuniões mensais por videoconferência.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo