logo Radioagência Nacional
Saúde

Chikungunya: casos até maio aumentam 91% em relação ao ano passado

Maior parte dos casos está concentrada nos estados do Nordeste
Baixar
Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional
07/06/2022 - 12:24
Brasília
Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas
© Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

Neste ano, o número de novos casos de chikungunya e zika vírus tem aumentado em todo o país, mas os estados que mais registraram aumento são os do Nordeste. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Até a última semana de maio, o país registrou 98 mil casos de chikungunya; cerca de 46 casos por cem mil habitantes. um aumento de mais de 91% na comparação com o ano passado. 80 mil deles, só o Nordeste, 140 casos por cem mil habitantes. A situação mais preocupante são os estados do Ceará, que chega a 295 casos por cem mil habitantes; e a Paraíba, 242.

A Secretaria de Saúde da Paraíba ativou na semana passada uma sala de situação para arboviroses, que são as doenças causadas por mosquitos.  estão sendo executados exames rápidos em casos de suspeita e foi aberto um plantão de dúvidas para população.

Ainda de acordo com último boletim epidemiológico, até a penúltima semana de maio, dos 4.800 casos de zika virus no Brasil, o Nordeste acumula 3 mil e 500 casos. São seis registros por cem mil habitantes. Só no Rio Grande do Norte, esse índice sobe para 35.

Para enfrentar as arboviroses, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte está realizando oficinas para agentes de combate às endemias e comunitários. E dá suporte aos municípios para notificação de casos e realização dos exames laboratoriais.

O Ministério da Saúde monitora os estados com elevação no número de casos e realiza reuniões mensais por videoconferência.

x