O Brasil está negociando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a aquisição de 50 mil doses de imunizantes contra a varíola dos macacos. A vacina com o vírus inativado será adquirida por meio da Opas, a Organização Pan-Americana da Saúde, e terá aplicação em duas doses com o intervalo de 30 dias entre elas. Ainda não há data prevista para a entrega das vacinas.
O Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, explicou, nesta quinta-feira, durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, qual a estratégia da pasta para a aquisição dos imunizantes.
O secretário Arnaldo Medeiros informou ainda que o Ministério da Saúde vai inaugurar, nesta sexta-feira, um Centro de Operação em Emergências para acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a varíola dos macacos.
Até o momento, o Brasil registra 978 casos confirmados em 15 estados e no Distrito Federal. O estado de São Paulo tem o maior número, 744. Em seguida, o Rio de Janeiro com 117 e Minas Gerais com 44.
*Com supervisão de Bianca Paiva





