A Fundação Oswaldo Cruz realiza esta semana campanha com o objetivo de incentivar a população a tomar a dose de reforço contra a covid-19 e ampliar a adesão de participantes a um importante estudo clínico. A iniciativa acontece até sexta (29), na Estação General Osório do MetrôRio.
Todos os maiores de 18 anos que tomaram a primeira e a segunda doses há pelo menos três meses podem receber o reforço dos imunizantes CoronaVac, AstraZenica ou Pzifer, como voluntários da pesquisa BoostCOVID-19, estudo feito em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde, a Fiocruz e o Instituto D´Or para avaliar a resposta imunológica à aplicação da terceira dose. Os voluntários serão acompanhados durante dois meses por meio de ligações telefônicas. Já aqueles que também aceitarem fazer a testagem de anticorpos contra covid-19 vão receber visitas presenciais de verificação por até um ano.
Entre os fatores observados na pesquisa estão a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre imunizantes diferentes, medindo o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a reatogenicidade.
No decorrer do estudo, caso o voluntário queira sair da pesquisa, basta informar a decisão aos profissionais da Fiocruz.
A ação ocorre das 10h às 16h, na Estação General Osório.
* Com supervisão de Vitória Elizabeth.