Distrito Federal antecipa campanha de vacinação antirrábica

Publicado em 06/07/2022 - 07:45 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A secretaria de saúde do Distrito Federal resolveu antecipar a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos..

Isso por que foi confirmado um caso de raiva humana no Distrito Federal, o que não acontecia desde 1978, quando uma criança mordida por um cachorro não foi vacinada a tempo e morreu.

O governo do Distrito Federal não identificou a pessoa para protegê-la. Mas afirmou que trata-se de um jovem do sexo masculino, que tem entre 15 e 19 anos. O diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Fabiano dos Anjos, disse que a contaminação ocorreu no dia 21 de maio, após um gato arranhar o rapaz, que foi internado um mês depois e se encontra em estado grave.

Até hoje, somente duas pessoas sobreviveram após a contaminação por raiva, mas tiveram sequelas.

É uma corrida contra o tempo e cabe aos profissionais de saúde definir como será o atendimento, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Em alguns casos, é recomendado um soro. Em outros, uma vacina.

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, destacou que uma medida simples, mas bastante importante, é lavar bastante o local com água e sabão após sofrer uma mordida, um arranhão e até mesmo levar uma lambida de algum animal.

O paciente de Brasília está isolado em um hospital, monitorado pela Secretaria e pelo Ministério da Saúde, além do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos.

Para criar uma barreira de imunização, o Distrito Federal antecipou a campanha de vacinação de cães e gatos, que tradicionalmente ocorre em agosto. A partir desta quarta-feira será possível vacinar os animais contra a raiva em postos espalhados pelo DF. Para conferir a lista, acesse saude.df.gov.br/raiva.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo