Mortalidade materna pode ser 12% maior do que mostram dados oficiais

Publicado em 07/07/2022 - 19:16 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de mulheres que morrem em decorrência da gravidez ou do parto é 12% maior do que o dado oficial divulgado pelo Ministério da Saúde. Essa é a conclusão do Observatório Obstétrico Brasileiro, que analisou as bases de dados sobre óbitos de gestantes e puérperas de todo o país.

Segundo a entidade, foram identificados, em 2021, 347 óbitos que deveriam constar como morte materna, mas que não foram notificados como tal. Isso representa 12% das mais de 2.800 mortes maternas oficiais registradas no ano passado.

A pesquisadora responsável pelo levantamento, Rossana Francisco, destacou que foram identificadas falhas na notificação.

Os 12% de subnotificação de mortes maternas em 2021 são dados preliminares, ou seja, ainda podem sofrer alterações. Já entre 2016 e 2020, período em que os dados estão consolidados, as mortes maternas não contabilizadas variaram de 8% a 12% do total, porcentagem semelhante ao do ano passado. Segundo Rossana Francisco, esses resultados indicam que é preciso alterar a forma de notificação dos casos.

São consideradas mortes maternas, os óbitos ligados a gravidez que ocorrem até 42 dias após o parto. Se considerado o período de 43 dias até um ano após o parto, a chamada mortalidade materna tardia, as porcentagens de casos não notificados ficam entre 29 e 39% acima dos números oficiais, também considerando os anos de 2016 a 2021.

Questionado sobre esses números, o Ministério da Saúde informou apenas que o número de óbitos classificados como maternos no Sistema de Informações de Mortalidade é feito a partir dos campos causa básica e momento do óbito.

 

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo