Oito cidades do Acre estão em alerta por aumento dos casos de diarreia

Publicado em 20/07/2022 - 18:22 Por Eduardo Cupertino - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Oito municípios do Acre estão em alerta por causa do aumento dos casos de diarreia. São eles: Assis Brasil, Brasileia, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Sena Madureira e Tarauacá.

Conforme dados do Departamento de Vigilância em Saúde do estado, até o dia 9 deste mês foram registrados quase 15.500 casos, um aumento de 32,6% na comparação com o mesmo período de 2021.

Segundo a chefe do Núcleo de Doenças de Veiculação Hídrica do Acre, Debora dos Santos, existe uma relação entre o aumento dos casos de diarreia com o início do período de seca na região.

Neste ano, o nível dos rios do Acre começou a baixar em maio, de acordo com Débora dos Santos. Isso normalmente ocorre em julho. Por causa da falta de distribuição de água potável proveniente dos rios, os casos de diarreia também começaram a ser registrados antes do esperado.

Ela explica o que a população pode fazer em casa para ajudar no tratamento da água.

Quem apresentar sintomas de doenças diarreicas agudas, como cólicas abdominais, febre, sangue ou muco nas fezes, náuseas e vômitos, deve procurar atendimento médico.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do Acre disponibilizam gratuitamente um kit com hipoclorito de sódio e um passo a passo de como utilizar a substância para a purificação da água.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo