Cães de abrigos estão sendo treinados para auxiliar crianças que apresentam o transtorno do espectro autista. O projeto foi desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica, a PUC do Paraná. Os cães podem ser adotados tanto pelas famílias das crianças, que vão trabalhar como cães de serviço, ou por psicólogos para auxiliar no tratamento, fazendo a chamada “Intervenção assistida por animais''.
O Ministério da Saúde estima que cerca de 2 milhões de brasileiros têm a condição. O Censo Escolar de 2022 registrou quase 300 mil alunos com autismo do Ensino Básico com o espectro.
Rafael Wisneski, mestrando em Ciência Animal da PUC e um dos responsáveis pelo projeto, dá um exemplo de comportamento que o cão deve ter após o treinamento.
Após treinados, os cães são avaliados, assim como as famílias. O próprio projeto junto ao psicólogo da criança avalia qual perfil de animal pode auxiliar em suas necessidades. Somente depois desse rigoroso processo, a universidade começa a introduzir o cão em seu novo lar.
Para se candidatar no projeto de adoção do cão, basta entrar em contato com o número: DDD 41 - 9 9564-3261 lembrando que apenas famílias com crianças autistas e psicólogos podem se candidatar.
*Com supervisão de Raquel Mariano.