Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Amamentação 2022

Tema deste ano é "apoiar a amamentação é cuidar do futuro"

Publicado em 01/08/2022 - 15:05 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Maria Eduarda tem 2 anos e 8 meses e já sabe o que quer. Adora o "tetê". Ela come de tudo mas não dispensa o leite do peito quando está com sono ou quando quer um aconchego. Renata de Oliveira, a mãe da Maria Eduarda, conta que, nos primeiros meses a amamentação foi muito desafiadora, mas que buscar informações e ter uma rede de apoio, com profissionais e família, foi essencial para não desistir.

E este mês é todo dedicado ao incentivo à amamentação - é o Agosto Dourado, criado em 1992 pela OMS - Organização Mundial da Saúde - em parceria com o Unicef. E o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (2) a Campanha Nacional de Amamentação 2022. O tema é "apoiar a amamentação é cuidar do futuro". O ministro Marcelo Queiroga afirmou que o tema é prioridade para governo.

Miriam Santos, coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno do Distrito Federal, explica que informação e apoio fazem mesmo a diferença e diminuem muito a desistência das mães em amamentar os seus bebês com leite materno.

O leite materno é considerado pela OMS como o alimento de ouro para os bebês. Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho e previne doenças como diabetes e obesidade nas crianças e o câncer de mama nas mulheres. De acordo com a OMS, seis milhões de vidas são salvas a cada ano por conta da amamentação. No Brasil, quase 46% dos bebês de até seis meses de vida são amamentados ao seio de forma exclusiva e cerca de 60% recebem o leite materno até os dois anos.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação é lançada pelo Ministério da Saúde

Um dos principais focos é a poliomielite. Casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos. A cobertura vacinal no Brasil tem diminuído e está em 67% atualmente.

Baixar arquivo
Saúde

Agosto Branco alerta para doença silenciosa: o câncer de pulmão

Desde 1985 ele é o primeiro câncer em mortalidade do mundo. No Brasil, desponta como o segundo mais comum em homens e mulheres. E o cigarro eletrônico, uma moda crescente no país, preocupa ainda mais os especialistas pelo risco de desenvolver a doença.

Baixar arquivo
Justiça

PGR diz que processos na internet ferem direito à proteção de dados

Sites de buscas que dão amplo acesso a processos trabalhistas e criminais na internet ferem o direito à proteção de dados. Pelo menos esse é o entendimento do Procurador-Geral da República. Augusto Aras enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Hélio do Soveral

Radialista, escritor e roteirista, Hélio do Soveral criou sketches, novelas e séries que entraram para a história do rádio no Brasil.

Baixar arquivo
Cultura

Centenário Moinho Fluminense será reformado para espaço multiuso

A antiga fábrica, que ocupa quatro quadras, vai abrigar escritórios, restaurantes, comércio e atrativos culturais, como exposições, shows e eventos.  

Baixar arquivo
Cultura

Música: Caetano Veloso faz 80 anos neste domingo

Em entrevista realizada há 10 anos pelo Samba na Gamboa, da TV Brasil, artista diz que cidades em que viveu inspiraram canções

Baixar arquivo