Brasil vai adquirir antiviral para tratar varíola dos macacos

Ministério da Saúde não confirmou quantidades e datas de entrega

Publicado em 01/08/2022 - 15:05 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aquisição de um antiviral para tratar inicialmente os casos mais graves da monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Ele fez o anúncio nesta segunda-feira (01) pelas redes sociais, mas ainda não há informações sobre quantidades e datas de entrega.

O medicamento é o tecovirimat, um antiviral aprovado para uso contra a varíola humana, e que chegará ao Brasil por intermédio da Opas, Organização Pan-Americana da Saúde, para reforçar o combate ao surto da monkeypox no país, escreveu o ministro.

No início da tarde, em entrevista coletiva, Queiroga apontou que, assim como as vacinas, há pouca oferta do produto no mundo.

Um estudo publicado na revista The Lancet apontou que um paciente com a varíola dos macacos tratado com tecovirimat teve menor duração dos sintomas e disseminação do vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, até esse domingo, o Brasil confirmou 1.369 casos. Na semana passada, ocorreu o primeiro óbito relacionado à doença no país.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo