Número de embriões congelados no país aumentou 29% em 2021

Publicado em 09/08/2022 - 15:54 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No ano passado, as clínicas de reprodução assistida registraram o congelamento de mais de 114 mil embriões em todo o país, um aumento de 29% em relação a 2020, ano em que foi declarada a pandemia de covid-19.

O levantamento está disponível no relatório do SisEmbrio, Sistema Nacional de Produção de Embriões, com informações de mais de 90% dos Centros de Reprodução Humana Assistida, cadastrados pela Anvisa.

Para a ginecologista e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Reprodução Assistida Hitomi Miura, a queda acentuada na busca por uma gestação foi o impacto da falta de informação a respeito da covid-19.

O documento ainda mostra que, dos 114 mil embriões congelados, no ano passado quase 70 mil foram de mulheres com mais de 35 anos. A especialista Hitomi Miura explica que a idade da mulher interfere no aproveitamento dos óvulos coletados, porque o número dessas células reprodutivas é definido, já no nascimento.

Segundo o relatório, a técnica de embriões congelados permitiu o sucesso de mais de 28 mil gestações, as chamadas gestações clínicas, se somados os anos de 2020 e 2021.

Em 2021 foram congelados mais de 96 mil óvulos, a fim adiar uma possível gestação. Um aumento de quase 70% em relação a 2020, ano do começo da pandemia, quando foram congelados quase 58 mil mil óvulos.

A especialista em reprodução humana Hitomi Miura explica que o congelamento de óvulos é mais comum entre mulheres que têm planos de engravidar, mas ainda não têm parceria, ou que passam por algum tratamento e querem manter os óvulos saudáveis. Já os embriões são comuns entre mulheres que já têm pai ou mãe definidos para o bebê, mas que pretendem engravidar depois.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo