Projeto Nenhuma Casa sem Banheiro quer melhorar condições de higiene

Programa está atualmente no Rio Grande do Sul e Distrito Federal

Publicado em 05/08/2022 - 14:50 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pelo menos 1,6 milhão famílias em todo o país não têm banheiro em casa. A conclusão é da PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, contínua, feita em 2019 pelo IBGE.

Para tentar universalizar o acesso a melhores condições de saúde, higiene e dignidade, os conselhos de arquitetura do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal se uniram. Eles criaram o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro.

O presidente do CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, Tiago Holzmann da Silva, conta que a parceria da instituição com o poder público já beneficia cerca de 500 famílias gaúchas.

As primeiras latrinas com assentos, parecidas com as que temos hoje, foram criadas há cerca de quatro mil anos pelos egípcios. E dois mil anos atrás surgiram os banheiros romanos, que passaram a integrar o abastecimento de água e a coleta do esgoto.

De acordo com o presidente do CAU gaúcho, Tiago Holzmann da Silva, a ideia é expandir o projeto Nenhuma Casa sem Banheiro para todo o país.

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde anunciou a meta de fornecer a todas as pessoas água potável e sistemas sanitários funcionais até o ano de 2030.

* Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho

O número de bares e restaurantes que tiveram lucro aumentou de 35% para 37% em julho de 2022, e os que fecharam o mês com prejuízo caíram de 29% para 26%.

Baixar arquivo
Justiça

Sete registros de candidaturas à presidência já foram enviados ao TSE

Os partidos têm prazo até o dia 15 de agosto para  fazer o registro, segundo o calendário do TSE para as eleições deste ano.

Baixar arquivo
Geral

UnB pede esclarecimentos à polícia sobre recolhimento de gato morto

Há suspeita de que o felino tenha ligação com a morte do jovem de 18 anos que morreu com raiva humana na cidade, em 30 de julho.

Baixar arquivo
Economia

Economistas reduzem a expectativa da inflação para 2022

Com isso, caiu de 7,15% para 7,11% a previsão de IPCA para este ano, segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de SP vai ampliar testes com faixas exclusivas para motos

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a prefeitura de São Paulo a ampliar o número de vias com a Faixa Azul.

Baixar arquivo
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo