logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio registra primeira morte por varíola dos macacos

Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
30/08/2022 - 10:01
Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por varíola dos macacos nessa segunda-feira (29). A vítima é um homem de 33 anos, que estava internado em um hospital, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com a prefeitura do município, ele apresentava baixa imunidade e outras comorbidades, que agravaram o quadro da doença. Ele estava na UTI desde o último dia 19, após apresentar complicações.

A Secretaria de Saúde de Campos está monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente e nenhuma apresentou sinais ou sintomas de infecção pela monkeypox. Até essa segunda-feira, o estado do Rio tinha registrado 611 casos da doença, e outros 61 registros prováveis. Além disso, 474 casos suspeitos seguem em investigação e 751 foram descartados.

A monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, é provocada por um vírus e transmitida por contato direito com secreções respiratórias, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. Os principais sintomas são febre, mal-estar e erupções cutâneas, em forma de bolhas ou pequenas feridas. Casos suspeitos devem ser imediatamente notificados.

Por causa do aumento dos registros, dois postos de testagem foram abertos no Rio de Janeiro nos últimos dias: um na capital e outro em São Gonçalo, na região metropolitana. Mas eles recebem apenas pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. Por isso, a orientação em caso de suspeita da doença é procurar ajuda médica.

x