Rio tem 28 mil doses de AstraZeneca que vencem nesta terça-feira (02)

Publicado em 01/08/2022 - 17:23 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro ainda tem cerca de 28 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid com vencimento nesta terça-feira (02). Ou seja, só poderão ser utilizadas até esta data.

As doses fazem parte do lote que já teve a validade ampliada pelo Ministério da Saúde, que estendeu  de seis para nove meses a vacina AstraZeneca produzida pela Fiocruz.

Na quinta-feira, a Prefeitura ampliou a imunização da segunda dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais. Desde que já tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

A Secretaria informou que caso sobrem doses do imunizante depois de terça-feira (02), os insumos serão coletados e terão que ser descartados, seguindo as normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde.

Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de vacinação. A imunização das crianças também prossegue na cidade, nesse caso,  exclusivamente, com a CoronaVac para as faixas etárias de 03 e 4 anos. E também com a vacina da Pfizer pediátrica para meninos e meninas a partir de cinco anos.

Quem está com sintomas gripais não deve receber o imunizante, mas sim procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para realizar um teste de Covid. Os locais e horários dos postos de vacinação podem ser consultados em coronavirus.rio/vacina.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo