Calvície: Anvisa não recomenda tratamento com minoxidil por via oral

Publicado em 08/09/2022 - 12:43 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem tem ou já teve problemas com queda de cabelo provavelmente já fez uso ou ouviu falar do minoxidil. Esse medicamento se popularizou no país para o tratamento de calvície, e costuma ser utilizado de duas formas: pela via oral, através de cápsulas; e pela aplicação tópica, diretamente no colo cabeludo.

Só que o uso pela via oral não é recomendado para o tratamento de calvície pela Anvisa e nem pelos órgãos regulatórios de outros países, como os Estados Unidos. O minoxidil oral é um medicamento considerado muito potente para o tratamento de pressão alta, e pode trazer riscos graves ao paciente. O médico Luciano Barsanti, que é presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia explica que quando o indivíduo toma o medicamento as artérias se dilatam e podem causar muitos problemas de saúde.

Para evitar os riscos associados ao uso do minoxidil no tratamento de calvície, a Sociedade Brasileira de Tricologia indica que o medicamento seja aplicado de forma tópica, diretamente na região em que se deseja aumentar o crescimento de cabelo.

E apesar de não ser recomendada pela Anvisa, a prescrição do minoxidil oral para esse tipo de tratamento não é proibida; por isso, os dermatologistas têm liberdade para avaliar cada caso e decidir pela indicação ou não do produto.

O médico Luciano Barsanti ressalta que o maior risco está associado à prática da automedicação.

Por causa desses riscos, a Sociedade Brasileira de Tricologia recomenda que o tratamento de calvície seja sempre orientado por um profissional qualificado, como um tricologista, que é um dermatologista especializado em cabelos e couro cabeludo.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

No Rio, servidores da saúde em greve fazem ato em frente a hospital

A greve por tempo indeterminado, começou na última quarta-feira. Segundo os servidores, há anos a rede federal no município vem sofrendo com o sucateamento e falta de profissionais. O movimento ainda rejeita transferência de unidades para gestão municipal. 

Baixar arquivo
Educação

Escolas de Porto Alegre voltam a funcionar após enchentes

Vinte e seis escolas municipais de Porto Alegre voltaram a funcionar nesta segunda-feira após 20 dias paradas por causa das chuvas que inundaram a capital gaúcha. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Mundial das Abelhas com poesia e denúncia

“Quero saber quem derrubou a castanheira. As seringueiras, quem será que destruiu? Quem arrancou e tocou fogo nas palmeiras ganhou dinheiro, mas o mundo poluiu…” João do Mel

Baixar arquivo
Saúde

RS: vítimas devem ser acolhidas com escuta ativa e humanizada

A orientação é do Ministério da Saúde, que disponibilizou um conjunto de materiais com recomendações para esse atendimento.

Baixar arquivo
Educação

Rio Grande do Sul terá calendário próprio para inscrições no ENEM

Camilo Santana, ministro da Educação, informou ainda que o ministério avalia ajustes em prazos e procedimentos de outros programas, como o Pé de Meia. E que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação começou a enviar dinheiro do Governo Federal para os municípios afetados.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas causam transtornos em Santa Catarina

O nível do Rio Itajaí Açu atingiu 8,97 metros de profundidade, chegando a transbordar e causar enchentes e pontos de alagamento em alguns bairros de Rio do Sul. 

Baixar arquivo