logo Radioagência Nacional
Saúde

Menores de 5 anos são 40% do total de internados por covid desde julho

Apenas 2,5% da população com essa idade recebeu duas doses da vacina
Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
28/09/2022 - 18:00
Rio de Janeiro
A doutora Luciana Souza compara duas radiografias de tórax diferentes de um paciente enquanto conversa com um colega de um hospital de campanha criado para tratar pacientes que sofrem da doença de coronavírus (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo
© REUTERS / Amanda Perobelli/Proibida reprodução

Crianças menores de cinco anos passaram a responder por duas de cada cinco internações hospitalares provocadas pela Covid-19 no Brasil, a partir de julho. Entre janeiro e junho, o grupo representava três em cada 50 internados devido a complicações da doença.

A análise é do Observa Infância, grupo formado por pesquisadores da Fiocruz e da Unifase, a Faculdade de Medicina de Petrópolis, que tem por missão levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças nesta faixa etária.

São 678 bebês e crianças menores de cinco anos que foram hospitalizados com Covid-19 no Brasil apenas entre 14 de agosto e 10 de setembro, quase o dobro dos 387 maiores de 60 anos  internados no mesmo período. Já no primeiro semestre, o país registrou um total de 7.809 internações de menores de cinco anos e 90.206 de maiores de 60.

O estudo aponta que, com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, mas entre as crianças a queda se mostra mais lenta.

Além disso, apesar da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do uso emergencial da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, até 23 de setembro apenas 2,5% da população com essa idade havia recebido as duas doses da vacina.

Na cidade do Rio, onde a cobertura também é baixa, a vacinação desta faixa contra a Covid  foi retomada nesta quarta-feira (28), com a chegada de novas doses de Coronavac. O imunizante também está disponível para os pequenos que ainda não tomaram a 2ª dose.

 

x