![Marcos Santos/USP Violência doméstica violência contra a mulher](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas criou um ambulatório para vítimas de violência doméstica. O Ambulatório fica no Instituto de Psiquiatria. O lugar, com salas claras e bem iluminadas, foi preparado para receber mulheres vítimas de agressões físicas e psicológicas dentro de casa.
A violência doméstica é um problema antigo, mas que cresceu muito durante a pandemia de covid-19. Quase 620 mil mulheres foram violentadas em 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Uma a cada três dessas mulheres agredidas precisaram cuidar da saúde mental após a violência, segundo dados do Ministério da Saúde. O quadro psiquiátrico mais comum é o transtorno do estresse pós-traumático.
Além de tratar os sintomas psiquicos, o novo ambulatório também quer ajudar a tratar dos agressores para interromper o ciclo da violência e capacitar os profissionais de saúde que atuam na área de violência doméstica e sexual.
O projeto foi desenhado em parceria com o Instituto de Psiquiatria e o Instituto “Um Novo Olhar”, que oferece atendimento gratuito a mulheres vítima de violência, como reconstrução facial, assistência social, jurídica e psicológica.
A duração do projeto é de 5 anos e a expectativa é atender cerca de mil mulheres por ano no Programa de Assistência Multidisciplinar à Violência Doméstica, como foi batizado.
O Instituto "Um Novo Olhar” vai ficar responsável por encaminhar as pacientes ao Instituto de Psiquiatria. E as vítimas que precisarem de atendimento devem entrar em contato pelo telefone 011 – 93700-1200.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 21/02/2024 - Neste ano, até o último dia 17 de fevereiro, 86 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço em todo o estado. Dessas, 15 mortes foram em Santos, 14 em Guarujá, sete em Cubatão e nove em São Vicente, duas em Praia Grande, chegando a 47 mortes em municípios da Baixada Santista.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 19/12/2023 - Movimento de consumidores na loja Armarinhos Fernando da rua 25 de Março. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Imagem: Reprodução/ vídeo. Rio de Janeiro. 12/12/2024 Médica militar Gisele Mendes de Souza e Mello foi baleada dentro de hospital durante operação da PM no Complexo do Lins
Imagem: Reprodução/ vídeo.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/12/2024 - Entrevista coletiva da equipe médica que está cuidando do presidente Lula no hospital. Sírio Libanês. Esq/Dir DR. José Guilherme Caldas, Dr Rogério Tuma, Dr. Roberto Kalil, Dra Ana Helena Germoglio e Dr. Marcos Stavale. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Atos golpistas de 8 de janeiro. - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)