logo Radioagência Nacional
Saúde

Fiocruz avalia transmissão da varíola dos macacos por superfície

Baixar
Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional
14/10/2022 - 15:15
Rio de Janeiro

Pesquisadores da Fiocruz constataram que é possível a transmissão da varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, por meio de contato com superfícies contaminadas.

No estudo, eles apresentam o caso de duas enfermeiras que desenvolveram a doença cinco dias depois do atendimento de um paciente para coleta de material para diagnóstico.

Uma das hipóteses é de que elas tenham se contaminado pelo contato com superfícies infectadas, da casa do paciente. A segunda hipótese apresentada é a de que tenham se contaminado durante o manuseio da caixa de transporte das amostras. As duas usaram equipamento de proteção, mas só colocaram as luvas na hora da coleta.

Gabriel Wallau pesquisador da Fiocruz em Pernambuco, e um dos autores do artigo, chama a atenção para a necessidade de adotar melhores práticas ao lidar com pacientes com suspeita ou infectados.

Também participaram do estudo pesquisadores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, cientistas de três universidades gaúchas e do Instituto para Medicina Tropical de Hamburgo, na Alemanha.

x