Outubro Rosa ilumina monumentos no Rio em alerta contra câncer de mama

Publicado em 04/10/2022 - 12:06 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O laço cor de rosa, que marca a tradicional campanha de conscientização sobre o câncer de mama, ganha cada vez mais adesões da sociedade na luta contra este tipo de tumor, considerado o mais comum e de maior incidência entre as mulheres.

No Rio de Janeiro, monumentos e prédios públicos serão iluminados com a cor do Outubro Rosa nas noites desta terça e quarta-feira. Destaque para o Cristo Redentor e o Palácio Tiradentes, no centro do Rio, antiga sede da Assembleia Legislativa do estado. E, durante todo o mês várias ações estão programadas para orientar a população sobre a prevenção da doença.

Também nesta terça, começou a ser vendida a camisa rosa do Fluminense Futebol Clube, para homens, mulheres e crianças. Parte da renda vai ser revertida para a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que reúne mais de 70 organizações não governamentais.

Para o médico mastologista, Marcelo Bello, diretor da unidade do Instituto Nacional do Câncer, especializada em tratamento do câncer de mama, é muito importante falar desta doença, que tem cura e pode ser tratada precocemente.

Ele lembrou, no entanto, que neste ano as taxas de incidência da doença estão mais baixas, devido a queda de diagnósticos em 2020 e 2021 por causa da pandemia de covid-19.

O Movimento Outubro Rosa nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos anos 90, e se espalhou pelo mundo.

No Brasil, dados do Inca apontam uma estimativa de mais de 66 mil casos novos de câncer de mama somente em 2021.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo