O uso da telemedicina, uma alternativa que cresceu durante a pandemia de covid-19, deve ser incorporado, aos poucos, ao sistema de saúde brasileiro. É o que aponta uma pesquisa realizada com quase 1.200 médicos do Maranhão e de São Paulo. O estudo, conduzido por pesquisadores das Universidades de São Paulo, Federal do Maranhão e da Queen Mary University, de Londres, foi publicado no fim de setembro, em uma revista inglesa especializada em saúde pública.
Segundo Mário Scheffer, professor de Medicina Preventiva da USP, a telemedicina é um conceito mais abrangente do que apenas consultas online. Durante a pandemia, a prática foi mais utilizada entre profissionais da área para: discussão de casos clínicos (55%), mas também para reuniões de serviço (48%) e capacitação (40%). Menos de um terço dos médicos entrevistados disseram ter realizado consultas on-line com os pacientes.
No período da pandemia, a telemedicina foi mais praticada no setor privado do que no SUS - Sistema Único de Saúde. A tecnologia ajudou mesmo em serviços ambulatoriais, permitindo a consulta a especialistas que não estavam disponíveis presencialmente no atendimento ou nas Unidades de Terapia Intensiva.
Em março de 2020, no início da pandemia, o Conselho Federal de Medicina liberou a telemedicina provisoriamente. E, em maio deste ano, a prática foi regulamentada em definitivo. Entretanto, de acordo com os pesquisadores, a regulamentação precisa melhorar para evitar, por exemplo, que planos de saúde vendam serviços de menor preço e pior qualidade. Há também pontos de preocupação: o uso indiscriminado da telemedicina sem necessidade, a remuneração de médicos e questões éticas, como a segurança de dados dos pacientes.
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Plano de saúde](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 04/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de abertura do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no centro Internacional de Convenções do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Maia/Acervo Guia de Museus Brasília (DF) 05/02/2025 - Exposição no MAC da Bahia Destaca a Resiliência e Beleza de Mulheres Negras.
Foto: Marcelo Maia/Acervo Guia de Museus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Projeto Mangues da Amazônia/Divulgação Brasília (DF) 28/01/2025 - Educação Ambiental aproxima estudantes do maior manguezal do planeta.
Foto: Projeto Mangues da Amazônia/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)