O Hospital Universitário Gafrée Guinle, vinculado à UniRio, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, vai receber da Alerj uma doação de R$ 8 milhões e 500 mil reais. O dinheiro vai ser repassado ainda neste ano e chega como um alívio para cobrir parte do déficit orçamentário da unidade.
A doação foi acertada em reunião do Colégio de Líderes partidários da Alerj, nessa segunda-feira. Agora, um projeto de lei formalizando o repasse será votado em discussão única em plenário, nos próximos dias.
De acordo com o diretor do hospital, João Marcelo Ramalho Alves, R$ 7 milhões e meio serão usados para custeio, entre eles a compra de medicamentos, de material médico hospitalar, pagamento de contratos de serviços de limpeza, alimentação e segurança; e de água e luz.
O restante, conforme explicou, será usado para a compra de um mamógrafo.
O Gaffrée e Guinle é referência em oncologia e tratamento de pessoas com HIV. O diretor João Marcelo disse, ainda, que por causa da falta de recursos já foram suspensas as cirurgias de grande porte e caso esse dinheiro não fosse conseguido, a unidade deixaria de fazer também exames de alta complexidade.





